Qual o melhor horário para fotografar?

Quando falamos em fotografia externa (fora de estúdio fotográfico) um dos quesitos que mais preocupa os fotógrafos são as condições climáticas e a luz.

Pensando em um dia de sol maravilhoso (ou seja, com as condições climáticas favoráveis), teremos praticamente 3 opções de luz: a luz do nascer do sol, a luz do “meio dia” e a luz do pôr do sol.

Como sempre falamos, não acreditamos que existe certo nem errado, e sim existe aquilo que cada fotógrafo gosta e sabe fazer bem, no seu estilo. Nós, Denise e Lenine, para o nosso estilo de fotografia, elegemos dois horários de preferência para fotografar quando o assunto é praia (e olha que de praia nós entendemos!)

Só para você ter uma ideia, fizemos um tour nas praias durante o nascer e pôr do sol em Florianópolis, só para ver qual praia ele ficava mais bonito. (Sim, acordamos as 4 horas da manhã, para nos deslocar até as praias e acompanhar esse fenômeno).

Mas voltando ao assunto, por que elegemos esses dois períodos do dia?

Simples! Pois no horário entre 10:00 e 15:00 (considerado do meio dia) a luz é muito forte, causando sombras duras na pele; e outra questão é o calor, principalmente no período de verão.

Hoje vamos explicar mais sobre o horário do Nascer do Sol para a fotografia:

O raiar do dia é uma sensação mágica quando vivido na praia. Você alguma vez já viu o nascer do sol no horizonte do mar? É simplesmente maravilhoso!

Todos deveriam uma vez na vida ver essa maravilha do planeta terra.  Existe uma condição de cor “do céu” que só o nascer do dia proporciona. O céu fica rosa, com amarelo, laranja suave e que só é possível neste momento. 

Então o dia que você for escolher o horário para fotografar, pense primeiro qual o estilo de foto que mais agrada a você, nascer ou pôr do sol?

A Denise (minha xará) e o Cristiano, esse casal maravilhoso das fotos abaixo, quando nos procuraram para fotografar, conversaram muito conosco para definir detalhes de: roupa, maquiagem, local do ensaio e inclusive o horário.

Nós sempre trabalhamos na perspectiva do que o casal quer, então enviamos fotos de ensaios que fizemos no nascer e no pôr do sol para eles e ela definiu que queria o nascer, pois ela queria esse efeito de coloração nas fotos.

Outra situação que faz do nascer ser um ótimo período é “praia vazia”, principalmente no verão de Florianópolis onde as praias são disputadas, permitindo que o casal fique mais à vontade nas fotos e evitando que “alguém” diferente apareça no fundo das fotos.

Outro fator ainda é o frescor do momento, pois de manhã cedinho é fresco = menos suor.

Isso é importantíssimo! O ensaio fotográfico é um momento e uma experiência “do casal”, então tem que ser especial! Tem que ter o que eles gostariam de registrar para a eternidade! E assim foi feito, após tudo definido, a data foi marcada e fizemos o ensaio fotográfico.  Segue o resultado para você conferir!

Ah! E no final o casal se jogou na água, ou melhor o Cristiano derrubou a Denise na água, e as fotos ficaram sensacionais!

Créditos para o cachorro que aparece nas fotos, ele apenas apareceu e depois sumiu, mas deixou as fotos da descida nas dunas uma fofura!

  • Foto no Nascer do Sol  ( chegamos na praia as 5:40h)
  • Praia de Florianópolis – Santinho